A importância que a segurança dos alimentos assume actualmente e o modo como esta problemática irá influenciar, no futuro, a produção, transformação e distribuição dos alimentos, bem como o comportamento alimentar dos consumidores são os temas que estão na base do programa do Seminário, que o Instituto Superior de Agronomia irá promover nos próximos dias 20 e 21 de Maio.
As actuais preocupações emergiram, principalmente, na sequência do estabelecimento, em 1996, de uma possível relação causal entre a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) e a nova variante da doença de Creutzfeld-Jacob (nvDCJ). Acresce a ocorrência concomitante de outros acontecimentos, com relevo para o consumo de alimentos (ou seus derivados) modificados por engenharia genética, os quais foram igualmente objecto de histeria mediática, com consequências nocivas para a tranquilidade dos consumidores.
Importa ter, ainda, em atenção que, no passado recente, emergiram novas ameaças reais para a saúde humana. Em primeiro lugar, assinale-se a crescente expansão da alimentação colectiva e da preparação industrial dos alimentos que, devido à larga escala de produção, permitem que qualquer incidente que ocorra na cadeia alimentar possa não só afectar directamente um número elevado de consumidores, como também ser objecto de ampla visibilidade, criando assim um ambiente de insegurança e ansiedade no público.
De seguida, sublinhe-se que diariamente aumenta a proporção da população com deficiências no sistema imunitário, com sublinhado para os doentes com SIDA, transplantados de medula óssea, doentes oncológicos, idosos e diabéticos, muito susceptíveis às infecções eventualmente transmitidas pelos alimentos.
Refira-se, por último, o aumento da incidência de resistências antimicrobianas, devido mormente ao uso inadequado de antibióticos em medicina humana.
Importa, pois, continuar a desenvolver esforços com vista à redução efectiva dos riscos alimentares capazes de afectarem a saúde humana.
Neste sentido, foram convidados, como conferencistas, investigadores e técnicos de reconhecido mérito que irão, nomeadamente, debater diversos procedimentos cuja implementação permite atingir o objectivo supramencionado e, também, aumentar a confiança e a tranquilidade dos consumidores.

Manuel Chaveiro Soares, Coordenador do Seminário