|
v e g e t a ç ã o d a t a p a d a d a a j u da
. Vegetação Climácica.
A Tapada da Ajuda tinha como utilizações principais a caça e o recreio, para as quais contribuía a sua vegetação natural, nomeadamente os densos matagais e zambujais. “A expansão do zambujal e do carrascal nesta região deve-se a importantes transformações, tanto climáticas como culturais ocorridas há cerca de 4 000 anos, na paisagem litoral entre Lisboa e Sines.” (Pereira, 1995). A manutenção da paisagem primitiva - mata climácica - nomeadamente do zambujal, após o século XVII, deve-se à criação neste local de uma tapada (a Real Tapada da Ajuda). Caso contrário, teriam tido o mesmo destino das restantes áreas da Serra de Monsanto, que foram arroteadas até à exaustão, apresentando, ainda no princípio deste século, uma imagem de aridez.
Actualmente, apenas encontramos a mata climácica na Reserva Botânica Natural D. António Xavier Pereira Coutinho. E por isso, como salienta o Prof. Vasconcelos (1956): “representa um vestígio de formação própria local, possivelmente dum «clímax», isto é, o estádio final duma série de associações vegetais relacionada com o meio no seu aspecto de máximo biológico estável, supondo que o zambujeiro possa ser considerado autóctone, e que o critério da Protecção da Natureza aconselha a conservar.”
O coberto vegetal é particularmente variado, compreendendo povoamentos de: . Eucalyptus - nas parcelas a Norte da Tapada podem-se observar manchas de Eucalyptus de três espécies diferentes: E. camaldulensis, E. diversicolor e E. botryoides; e a NE, mais precisamente na Mata do Chafariz, encontramos E. globulus. Qualquer dos povoamentos tem associado um extracto arbustivo e/ou herbáceo, onde se podem encontrar Oxalis pes-caprea, Orobanche sp., Viburnum tinus, entre outras; . Cupressus - a espécie mais encontrada é a C. lusitanica, em três manchas; . Pinus - na Terra dos Pinheiros, a oeste do Observatório Astronómico e no Pinhal de Junot encontram-se P. pinea; e manchas de P. halepensis encontram-se na Terra do Moinho e na Mata do Carrascal; . Quercus - uma mancha de Q. suber na área denominada de Cova do Sobreiro, nomeadamente junto ao edifício da Geradora. . Ulmus - em pequena abundância encontram-se junto ao Observatório; . e alguma vegetação arbórea e arbustiva de enquadramento - manchas que dizem respeito a envolventes de percursos, áreas ajardinadas, como o jardim da Parada (situado em frente ao Pavilhão de Exposições) e o Jardim do auditório do Prof. Caldeira Cabral (na zona Sul da propriedade), compreendendo várias espécies, entre as quais algumas exóticas como Phoenix canariensis, Dracaena draco.
. Vegetação Cultivada. A maioria das culturas existentes na Tapada encontra-se adaptada aos parâmetros climáticos, como a vinha e algumas árvores de fruto. Mesmo as práticas agrícolas foram adaptadas a estas condicionantes, tendo em vista um equilíbrio sustentável.
. . . Tapada da Ajuda . Instituto Superior de Agronomia . |
. . .
T a p a d a
d a
A j u d a
. .
|