.   .   .  T a p a d a   d a   A j u d a  .    .    .   


 p e r c u r s o s   n  a    t a p a d a   d a   a j u d a    


 

 

     

 

 . Rede de Bicicletas e Peões .

 

Com o objectivo de facilitar a mobilidade dentro da Tapada e contribuir para a diminuição do tráfego automóvel, um dos aspectos com maior impacto negativo que tem vindo a aumentar exponencialmente, propõe-se a implantação de uma rede ciclável, e simultâneamente de peões, reforçada por uma eficaz iluminação e sinalização. 

 

.

A rede de caminhos de peões estabelece a ligação entre a Estrutura Ecológica e a Estrutura Edificada, acompanhando a compartimentação do espaço.  

.

6.3.2_1.jpg (102152 bytes)

Os percursos de bicicletas foram propostos com base no declive do terreno e de acordo com constrangimentos diversos associados ao uso actual do solo. Esta opção prendeu-se com o facto de se ter concluido que são estes os factores mais condicionam a localização do traçado.

Com o objectivo de reduzir o declive, propõe-se que a rede de bicicletas seja implementada preferencilmente ao longo das curvas de nível e acompanhando alguns percursos existentes de automóveis e peões, onde o declive encontrado é no máximo de 7%. Em percursos curtos é admitido, por vezes, um declive ligeiramente superior. 

Este traçado, embora pressuponha a existência de percursos mais longos, permite vencer o declive médio da encosta onde se localiza a Tapada, com algum conforto a nível da mobilidade. 

Propõe-se ainda a instalação, junto às entradas (portões da Calçada da Tapada, de Monsanto e da Ajuda), locais onde os alunos possam guardar as suas próprias bicicletas.

 

 


. . . 

Tapada da Ajuda . Instituto Superior de Agronomia .

   

.

.

.

       

T

a

p

a

d

a

 

  d

a

 

A

j

u

d

a

 

.

.