|
p e r c u r s o s n a t a p a d a d a a j u d a
Os percursos de bicicletas foram propostos com base no declive do terreno e de acordo com constrangimentos diversos associados ao uso actual do solo. Esta opção prendeu-se com o facto de se ter concluido que são estes os factores mais condicionam a localização do traçado. Com o objectivo de reduzir o declive, propõe-se que a rede de bicicletas seja implementada preferencilmente ao longo das curvas de nível e acompanhando alguns percursos existentes de automóveis e peões, onde o declive encontrado é no máximo de 7%. Em percursos curtos é admitido, por vezes, um declive ligeiramente superior. Este traçado, embora pressuponha a existência de percursos mais longos, permite vencer o declive médio da encosta onde se localiza a Tapada, com algum conforto a nível da mobilidade. Propõe-se ainda a instalação, junto às entradas (portões da Calçada da Tapada, de Monsanto e da Ajuda), locais onde os alunos possam guardar as suas próprias bicicletas.
. . . Tapada da Ajuda . Instituto Superior de Agronomia . |
. . .
T a p a d a
d a
A j u d a
. .
|